Perguntas Frequentes

Me inscrevi para o curso, o que eu devo fazer agora?

Você receberá um e-mail de confirmação, basta clicar no link indicado para acessar o curso Minuto Escola através de nossa plataforma (www.minutoescola.com.br)

Se o e-mail não estiver na sua Caixa de Entrada, verifique sua Caixa de Spam, Outros e-mails e/ou Lixo Eletrônico. Certifique-se de estar verificando no endereço de e-mail correspondente ao utilizado no ato de inscrição no curso.

Depois disso, você já pode começar o curso acessando todas as atividades disponíveis. As aulas assíncronas, mostras de vídeos-minuto, tutoriais de aplicativos de edição de vídeo e stop motion, a prova multi teste, além de ser direcionado para participar dos encontros síncronos e para a entrega dos vídeos.

Como saber quando devo realizar as atividades do curso?

Você deve finalizar o curso dentro do período 45 dias da sua turma, mas pode realizar as atividades conforme a sua disponibilidade. Criamos uma sugestão de plano de estudos disponível para acesso no Calendário, localizado no menu superior esquerdo do Moodle Minuto Escola.

Não sei como ter acesso aos encontros síncronos.

Os encontros síncronos serão realizadas por vídeo-chamada no aplicativo Zoom. Eles são um espaço para discussão de conteúdos e resolução de dúvidas.

Acesse o tópico Encontros Síncronos, no Menu superior da página, e clique no link indicado para entrar na vídeo-chamada.

Não sei que dias e horários os encontros síncronos ocorrerão.

Os encontros síncronos ocorrem de segunda-feira às 19h, durante todo o período do curso.

Para que serve o Formulário Desenvolvendo uma Ideia? É obrigatório?

O preenchimento do formulário não é obrigatório, mas é muito indicado para a realização do vídeo de um minuto. O formulário Desenvolvendo uma Ideia te ajudará a pensar na produção de seu vídeo com base nos exercícios apresentados no curso, relembrando as técnicas e formatos existentes. Ao preencher o formulário você estará fazendo um planejamento para a filmagem e edição do vídeo-minuto, dando maior clareza e segurança em relação ao resultado final.

Como entregar meus vídeos dos trabalhos de animação e de video-minuto?

No Menu superior do Moodle há duas opções de envio de vídeo: Trabalho de animação e Trabalho de vídeo-minuto. Clique na opção desejada.

Carregue o seu vídeo na opção “Conteúdo”, clicando em “Escolha um arquivo”.

Clique em “Enviar um arquivo” > “Escolher arquivo” , e selecione o vídeo que deseja enviar. Aguarde o carregamento e clique em “Enviar este arquivo”.

Lembre-se que os arquivos não podem exceder o tamanho de 500mb e a duração de 60 segundos. Sugerimos que os vídeos estejam nos formatos .mov ou .mp4, para evitar erros. Caso seu vídeo não esteja dentro dessas condições, o site não aceitará o seu carregamento. Pode ser que apareça um erro no momento do envio do vídeo, ou que você receba um e-mail com a notificação sobre o erro. Fique atento a isso.

Preencha os campos obrigatórios: Título, Diretor e Trilha Sonora.
Agora é só clicar em “Salvar mudanças” e seu vídeo será enviado.

Recebi um e-mail informando que meu vídeo foi bloqueado, o que aconteceu?

  1. Pirataria e Uso de Música/Sons/Imagens

Caso algum vídeo seja identificado com pirataria de música/som/imagem, você receberá um e-mail de notificação avisando que o vídeo foi bloqueado.

Precisamos que você possua a autorização e/ou licença das imagens e sons utilizados, e tudo deve constar nos créditos do vídeo. Assim que recebermos essa autorização/licença, seu conteúdo poderá ser desbloqueado.

Caso você tenha a autorização das imagens e sons, pedimos que insira essas informações nos créditos de seu vídeo e nos reenvie. Faça isso mesmo sendo licenças de domínio público ou Creative Commons.

Caso não tenha autorização, hoje existem vários sites que contêm imagens, sons e músicas que estão em domínio público. Esse é o caso de músicas e imagens licenciadas através do Creative Commons – Atribuição (by), que exige que você simplesmente cite quem fez a imagem ou a música.

Um exemplo de biblioteca de sons livres é a Audiolibrary do YouTube, que pode ser acessado em: https://www.youtube.com/audiolibrary?feature=blog

Mas existem muitas outras, de imagem e som, como:

Freesound: https://freesound.org/

Shutterstock: https://www.shutterstock.com/

Storyblocks: https://www.storyblocks.com/

  1. Vídeo repetido

O seu conteúdo pode ser bloqueado no caso de recebermos mais de uma cópia dele no site do Minuto Escola. As cópias duplicadas são bloqueadas para evitar repetição no site.

Mas não se preocupe. Uma das cópias será avaliada por nossa equipe.

  1. Vídeo com mais de um minuto

Se o seu vídeo tiver duração superior a um minuto, ele não será enviado para a equipe de avaliação. Você deve reduzir a duração do vídeo e enviá-lo novamente para que seja devidamente avaliado.

Como verifico a avaliação do meu vídeo?

No menu superior do Moodle, clique na atividade “Trabalho de Animação” ou “Trabalho de vídeo-minuto”. Na mesma página de envio de vídeo, você poderá ver o resultado da avaliação de seus vídeos, os comentários dos avaliadores e o link de acesso público para ver os vídeos.

Os vídeos podem receber a avaliação de “aprovado” ou a orientação de “refazer” de acordo com o comentário dos avaliadores. O aluno poderá refazer o vídeo quantas vezes forem necessárias para sua aprovação.

Quero mostrar meu vídeo para família e amigos, é possível?

Acesse o link disponível no mesmo local de conferência da avaliação. Esse link é público e permite a visualização do vídeo por terceiros.

Como eu devo me preparar para a prova multi teste? O que acontece se eu não alcançar a média para aprovação?

O conteúdo da prova é inteiramente baseado nas aulas assíncronas. Não é necessária nenhuma preparação específica, além da visualização dessas atividades do curso.

A prova é composta por 10 questões de múltipla escolha. Ela ficará disponível durante todo o período do cursoespecificado em seu Calendário, e poderá ser realizada a qualquer hora. Quando o aluno clicar em “Tentar responder ao questionário agora”, ele terá até 2 horas para concluir a prova. Se o tempo acabar durante a realização da prova, as questões realizadas serão salvas automaticamente.

Para aprovação, é necessário obter 7.5 na nota. Caso o aluno não seja aprovado na primeira tentativa, ele poderá refazê-la.

Quais os critérios para aprovação no curso?

Visualização de pelo menos 75% das aulas assíncronas, entrega e aprovação do Trabalho de Animação OU do Trabalho de vídeo-minuto, e obter 7.5 de nota na prova multi teste.